Como usar oleo de ricino no cabelo

como usar oleo de ricino no cabelo
como usar oleo de ricino no cabelo

Um remédio antigo muito usado na medicina tradicional, o óleo de rícino também é conhecido por hidratar o couro cabeludo, aliviar a caspa e deixar o cabelo liso e brilhante.

Proveniente da mamona (Ricinus communis), o óleo de mamona é rico em ácido ricinoléico – um tipo de ácido graxo que combate a inflamação .

Atualmente, não há evidências científicas para mostrar que o óleo de rícino pode promover o crescimento do cabelo.

Há uma falta de pesquisas recentes testando os efeitos do óleo de rícino em qualquer tipo de problema relacionado ao cabelo. Ainda assim, algumas pesquisas mais antigas (incluindo um estudo publicado no Journal of Cosmetic Science em 2003) indicam que o óleo de mamona pode melhorar a aparência do cabelo aumentando seu brilho.

Como usar oleo de rícino no cabelo
Se você estiver interessado em usar óleo de rícino para o crescimento do cabelo, experimente esfregar apenas algumas gotas do óleo no couro cabeludo. Você também pode massagear algumas gotas adicionais de óleo de rícino na parte média e nas pontas do cabelo, o que pode proteger contra quebras e melhorar a textura do cabelo.

Embora o momento ideal para máscaras de cabelo à base de óleo de rícino seja desconhecido, deixar o óleo repousar por cerca de duas horas pode ser benéfico. Para evitar que respingos de óleo manchem suas roupas e outros itens, considere cobrir sua cabeça com uma touca de banho até a hora de lavar o cabelo.

Muitos especialistas em cuidados com os cabelos recomendam o uso de óleo de rícino, no máximo, uma vez por semana. Quando usado com mais frequência, o óleo de rícino pode causar acúmulo e levar a problemas como esteiras.

Como o óleo de mamona é extremamente pesado e geralmente difícil de remover do cabelo, as receitas de tratamento para o cabelo geralmente exigem diluí-lo com outros óleos derivados de plantas (como coco ou jojoba ). A combinação de óleos também pode atenuar o cheiro do óleo de rícino, que muitas pessoas consideram desagradável.

O que procurar
Os defensores do óleo de rícino geralmente recomendam optar por produtos orgânicos prensados a frio. Diz-se que os óleos prensados a frio são de melhor qualidade e mais ricos em nutrientes do que os processados em altas temperaturas.

Quando se trata de usar óleo de rícino como tratamento para o cabelo, uma das variedades mais populares é o óleo de rícino preto jamaicano. Feito com grãos de mamona torrados (e as cinzas produzidas pelo processo de torra), o óleo de mamona preto jamaicano é considerado especialmente benéfico para aqueles com cabelos grossos, secos e / ou ásperos.

Efeitos colaterais
Há alguma preocupação de que o uso de óleo de rícino como tratamento para o cabelo pode levar à feltragem aguda do cabelo – um distúrbio raro em que o cabelo fica emaranhado em uma massa dura. Como a condição é irreversível, a única solução é cortar o cabelo afetado. 3

Também deve ser observado que consumir grandes quantidades de óleo de rícino pode ser extremamente prejudicial e desencadear uma série de efeitos adversos, incluindo:

Cólicas abdominais

  • Diarréia
  • Tontura
  • Alucinações
  • Desmaio
  • Náusea
  • Falta de ar e dor no peito
  • Erupção cutânea
  • Aperto na garganta 4

Precauções e preocupações
Como o óleo de rícino pode causar manchas, é melhor usar uma camiseta velha (ou qualquer peça de roupa que você não se importe de manchar) ao usar óleo de rícino no cabelo. O óleo de rícino também pode manchar as toalhas, portanto, certifique-se de que seu cabelo seja bem lavado antes de secar com a toalha. Lembre-se de que seu cabelo pode exigir duas aplicações de xampu para a remoção completa do óleo de rícino.

Se você está pensando em usar óleo de rícino como remédio para queda de cabelo, lembre-se de que a queda de cabelo pode ser o sinal de um problema de saúde latente. Portanto, é crucial conversar com seu médico o mais rápido possível se você estiver enfrentando uma perda de cabelo inexplicável.

INSCREVA-SE

Escreva seu email:

Entregue por FeedBurner