Como fazer o resumo do tcc

como fazer o resumo do tcc

Saiba como fazer o resumo do tcc. Um resumo, como o nome diz, resume, geralmente em um parágrafo de 300 palavras ou menos, os principais aspectos de todo o trabalho em uma sequência prescrita que inclui: 1) o propósito geral do estudo e o(s) problema(s) de pesquisa que você investigou; 2) o desenho básico do estudo; e 3) principais descobertas ou tendências encontradas como resultado de sua análise.

Às vezes, seu professor pedirá que você inclua um resumo, ou resumo geral de seu trabalho, com seu artigo de pesquisa. O resumo permite que você elabore cada aspecto principal do artigo e ajuda os leitores a decidir se desejam ler o restante do artigo. Portanto, informações importantes suficientes [por exemplo, resultados resumidos, observações, tendências, etc.] devem ser incluídas para tornar o resumo útil para alguém que queira examinar seu trabalho.

Como você sabe quando tem informações suficientes em seu resumo? Uma regra prática simples é imaginar que você é outro pesquisador fazendo um estudo semelhante. Em seguida, pergunte-se: se o seu resumo fosse a única parte do artigo que você pudesse acessar, você ficaria feliz com a quantidade de informações apresentadas nele? Conta toda a história do seu estudo? Se a resposta for “não”, o resumo provavelmente precisa ser revisado.

Tipos de resumos

Para começar, você precisa determinar que tipo de resumo deve ser incluído em seu artigo. Existem quatro tipos gerais.

Resumo Crítico

Um resumo crítico fornece, além de descrever as principais descobertas e informações, um julgamento ou comentário sobre a validade, confiabilidade ou integridade do estudo. O pesquisador avalia o artigo e muitas vezes o compara com outros trabalhos sobre o mesmo assunto. Os resumos críticos têm geralmente 400-500 palavras devido ao comentário interpretativo adicional. Esses tipos de resumos são usados ​​com pouca frequência.

Resumo Descritivo

Um resumo descritivo indica o tipo de informação encontrada na obra. Ele incorpora palavras-chave encontradas no texto e pode incluir o propósito, métodos e escopo da pesquisa. Essencialmente, o resumo descritivo descreve apenas o trabalho que está sendo resumido. Alguns pesquisadores consideram isso um esboço do trabalho, ao invés de um resumo. Os resumos descritivos são geralmente muito curtos, com 100 palavras ou menos.

Resumo Informativo

A maioria dos resumos são informativos. Embora ainda não critiquem ou avaliem um trabalho, eles fazem mais do que descrevê-lo. Um bom resumo informativo atua como um substituto para o trabalho em si. Ou seja, o pesquisador apresenta e explica todos os principais argumentos e os resultados e evidências importantes do artigo.

Um resumo informativo inclui as informações que podem ser encontradas em um resumo descritivo [propósito, métodos, escopo], mas também inclui os resultados e conclusões da pesquisa e as recomendações do autor. O comprimento varia de acordo com a disciplina, mas um resumo informativo geralmente não tem mais do que 300 palavras.

Resumo em destaque

Um resumo em destaque é escrito especificamente para atrair a atenção do leitor para o estudo. Nenhuma pretensão é feita de haver uma imagem equilibrada ou completa do papel e, de fato, observações incompletas e importantes podem ser usadas para despertar o interesse do leitor. Na medida em que um resumo em destaque não pode ser independente do artigo associado, ele não é um resumo verdadeiro e, portanto, raramente é usado em redação acadêmica.

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Estilo de escrita

Use a voz ativa quando possível, mas observe que muito do seu resumo pode exigir construções de frases passivas. Independentemente disso, escreva seu resumo usando frases concisas, mas completas. Vá direto ao ponto e sempre use o tempo passado, pois você está relatando um estudo que foi concluído.

Formatação

Os resumos devem ser formatados como um único parágrafo em um formato de bloco e sem recuos de parágrafo. Na maioria dos casos, a página de resumo segue imediatamente a página de título. Não numere a página. As regras estabelecidas no manual de redação variam, mas, em geral, você deve centralizar a palavra “Resumo” no topo da página com espaçamento duplo entre o título e o resumo.

As sentenças finais de um resumo resumem concisamente as conclusões, implicações ou aplicações do seu estudo para a prática e, se apropriado, podem ser seguidas por uma declaração sobre a necessidade de pesquisas adicionais reveladas a partir dos resultados.

Compondo seu resumo

Embora seja a primeira seção do seu artigo, o resumo deve ser escrito por último, pois irá resumir o conteúdo de todo o seu artigo. Uma boa estratégia para começar a compor seu resumo é pegar frases inteiras ou frases-chave de cada seção do artigo e colocá-las em uma sequência que resuma o conteúdo. Em seguida, revise ou adicione frases ou palavras de conexão para fazer a narrativa fluir de forma clara e suave.

Antes de entregar seu trabalho final, certifique-se de que as informações do resumo estejam de acordo com o que você escreveu no artigo. Pense no resumo como um conjunto sequencial de frases completas que descrevem as informações mais importantes usando o mínimo de palavras necessárias.

O resumo NÃO DEVE conter

  • Antecedentes extensos ou informações contextuais;
  • Frases redundantes, advérbios e adjetivos desnecessários e informações repetitivas;
  • Siglas ou abreviações;
  • Referências a outra literatura [diga algo como, “pesquisas atuais mostram que …” ou “estudos indicaram…”];
  • Usando elípticos [ou seja, terminando com “…”] ou frases incompletas;
  • Jargão ou termos que podem ser confusos para o leitor;
  • Citações a outras obras;
  • Qualquer tipo de imagem, ilustração, figura ou tabela, ou referências a eles.

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