Como fazer óleo de coco caseiro

Como fazer óleo de coco em caseiro. De cabelo e beleza a usos domésticos, à alimentação e padaria. As escolhas são praticamente infinitas! Descubra como fazer esse óleo que tem mil e uma utilidades neste artigo.

Você pode fazer óleo de coco de várias maneiras. Do óleo de coco normal ao óleo de coco virgem, usando um método aquecido ou processado a frio. Eu sei, instantaneamente, algumas pessoas estão se perguntando por que se preocupar? Honestamente, eu realmente adoro saber exatamente o que posso fazer em casa.

Além disso, aprender como é fácil fazer alguns grampos para minha cozinha. Além disso, gosto de saber que posso ser 100% responsável pelo que entra nos itens que consumo. Sem produtos químicos desnecessários, aditivos, conservantes etc. Isso é especialmente verdadeiro para o óleo de coco, já que alguns óleos comerciais são branqueados e “refinados” usando métodos que prefiro evitar.

Na verdade, tenho duas receitas caseiras de óleo de coco para compartilhar. Inicialmente, pensei que esta receita fosse óleo de coco normal, enquanto a versão processada a frio que irei enviar em breve é ​​”óleo de coco virgem”. No entanto, descobri que, embora “virgem” geralmente signifique sem calor, esse não é o caso quando se trata de óleo de coco (pelo menos pelo que posso dizer).

Na verdade, a diferença entre o que é e não é considerado óleo de coco “virgem” se resume ao que é usado para extrair o óleo. Como ambas as receitas que compartilharei usam leite de coco para extrair o óleo, este é considerado óleo de coco virgem, embora se use fogo baixo.

Como usar o óleo de coco

Eu poderia escrever outra matéria inteira dedicada às muitas maneiras como as pessoas usam o óleo de coco. Para cabelo e beleza, uso doméstico, uso na saúde, uso na alimentação, etc.

Em termos de uso para o cabelo e beleza, o óleo de coco é um ingrediente maravilhoso. De máscaras faciais, hidratante, pasta de dente, extração de óleo, esfoliantes corporais, para aumentar os cílios, para reduzir cicatrizes, ajudar a curar mordidas e arranhões, sabonetes, loções, desodorantes, cremes para os olhos, barras de xampu, cuidados com os cabelos, Para cutículas de unhas, sais de banho, para remover maquiagem, usos anti-envelhecimento, para a saúde do couro cabeludo e psoríase … a lista é infinita.

Sem mencionar que, devido ao seu alto ponto de fumaça, é perfeito para cozinhar, pois não libera radicais livres prejudiciais tão facilmente quanto muitos outros óleos. Além de ser ótimo para assar, molhos para salada ou mesmo para adicionar a uma xícara de chá diariamente. Na verdade, eu li que quem tem problemas de tireoide, uma colher de chá por dia pode melhorar a saúde da tireoide.

Há até algumas pessoas que usam óleo de coco para ajudar a aliviar dores de garganta e a combater resfriados e gripes. Honestamente, esta é apenas a ponta do iceberg!

como fazer oleo de coco caseiro

Como fazer óleo de coco

O processo de fazer óleo de coco caseiro é ridiculamente simples. Demora muito tempo para extrair o óleo, no entanto, a maior parte do processo é bastante manual. O que significa que é super simples. O básico do processo é fazer leite de coco caseiro, depois esquentar em fogo baixo para extrair o óleo! (Lembre-se. Em breve estarei escrevendo uma versão a frio para fazer óleo de coco virgem!)

  • Começando com seus cocos inteiros, você vai querer quebrá-los. Você pode então guardar a água de coco para beber ou usar em smoothies.
  • O próximo passo é extrair a polpa do coco da casca. Para deixar super fácil, basta colocar os cocos no forno por 10 minutos a 170 graus Celsius. Você pode então usar um utensílio de coco para remover facilmente a carne. No entanto, sinta-se à vontade para simplesmente usar uma faca se for tudo o que você tiver em mãos.
  • O próximo passo é fazer leite de coco. Para fazer isso, você precisa misturar a carne do coco e a água filtrada no liquidificador de alta velocidade por 1-2 minutos. Embora ainda haja muita polpa de coco, você verá que agora também há muito leite de coco.
  • Para separar a mistura, basta usar um saco de leite de nozes e permitir que o leite de coco caseiro se reúna em uma tigela grande. A polpa de coco restante pode então ser seca e usada em todos os tipos de receitas de panificação.

Esta é a mistura que será usada para criar seu óleo de coco caseiro. Colocando o leite em uma panela grande e pesada e aquecendo-o em temperaturas baixas e consistentes, você começará a ver o óleo de coco se formar no topo da mistura.

Infelizmente, altas temperaturas podem (e irão) alterar a composição e as propriedades do óleo de coco. Portanto, não fique tentado a aumentar demais o calor!

O processo de aquecimento em baixa temperatura pode facilmente levar entre 1-2 horas, se não mais. Portanto, seja paciente! (Todas as coisas boas vêm para aqueles que esperam, afinal!)

Durante o aquecimento, a água evapora da mistura de leite de coco. O coco começará a ter textura quebradiça e a solidificar. É quando você começa a notar a separação do óleo dos sólidos.

  • Assim que a mistura estiver completamente separada em sólidos e óleo, simplesmente reúna todos os sólidos e descarte-os se estiverem muito “queimados”. Alternativamente, eles podem ser lanches, usados ​​sobre sobremesas, etc.
  • Em seguida, despeje o óleo restante por uma peneira em um recipiente hermético, certificando-se de pressionar os sólidos para liberar o máximo de óleo possível. Isso pode ser guardado na geladeira.

Também acho importante notar que este óleo também pode ser coletado em um ponto anterior da receita. Enquanto eu permiti que os sólidos do coco dourassem, assim colorindo o óleo e produzindo um óleo que é mais frequentemente usado em aplicações de cabelo e beleza (embora ainda seja comestível. Ele apenas terá um sabor mais forte, do qual eu gosto!).

Eu também aprendi que se você desligar a chama pouco antes de os sólidos começarem a dourar e deixar o óleo ainda ser aquecido suavemente por mais 10 minutos ou mais, então você terá um óleo transparente ‘semelhante à água’ que é mais sabor neutro.

Este óleo de coco caseiro pode então ser facilmente guardado na geladeira por 8 a 10 meses!

INSCREVA-SE

Escreva seu email:

Entregue por FeedBurner