Como perder o medo de dirigir?

como perder o medo de dirigir
Imagem: ROSSHELEN

Ter medo de dirigir pode realmente atrapalhar; na verdade, se a vida é uma autoestrada, é fácil para uma fobia empurrá-lo para a estrada da avaria. Como perder o medo de dirigir?

A menos que tenhamos a sorte de morar em uma cidade com excelente transporte público, dirigir é necessário para a liberdade e independência básicas.

Mas nem todo medo de dirigir parece o mesmo : geralmente há quatro motivos pelos quais as pessoas têm medo de dirigir.

O primeiro é uma experiência traumática. Vejamos Nora por exemplo: quando Nora tinha 25 anos, ela estava voltando para casa depois de uma noite fora e foi atropelada por um motorista que estava enviando mensagens de texto.

Felizmente, embora seu carro estivesse destruído, Nora estava relativamente ilesa e só precisava de alguns pontos. Mas, três anos depois, ela não dirigiu desde então.

Se sua história for como a de Nora, faz sentido você não se sentir seguro dentro de um carro. Para você, a possibilidade de um acidente é muito real e saliente.

Se você está tendo pesadelos ou flashbacks (também chamados de revivência), está nervoso, tenso, facilmente se assusta e tem problemas para dormir, evitar o carro completa a tríade do transtorno de estresse pós-traumático ou PTSD. Na verdade, até um terço das pessoas que sofrem um acidente grave têm PTSD 30 dias ou mais após o acidente.

Um segundo tema para impulsionar o medo é o de Erik. Erik às vezes tem ataques de pânico e, embora nunca tenha tido um enquanto dirige, está convencido de que, se o fizer, perderá o controle do carro e recriará sem querer a grande cena do acidente em Talladega Nights (“Rickyyyy!”).

O problema é que seu medo cria um ciclo: o medo de Erik de que ele está a uma fração de segundo de um acidente horrível é estressante, e o estresse (coração batendo forte, tontura e mais) é muito parecido com o pânico, que por sua vez o convence de que ele está à beira de um ataque.

A próxima coisa que Erik sabe é que ele parou no acostamento, convencido de que por pouco não entrou em pânico e perdeu o controle do carro.

Nossa terceira variação é Karla. Karla fica estressada pensando que ela é uma má motorista, está irritando todo mundo e atrapalhando. Ela experimenta a direção como uma performance, como se estivesse sendo testada e julgada por todos na estrada.

Como resultado, ela odeia estacionar em paralelo, especialmente quando alguém está esperando, e não gosta de esperar por conversões à esquerda porque alguém que segue reto pode acabar ficando impaciente com ela.

Finalmente, há Ali. Ali tem medo da possibilidade de um acidente e simplesmente não confia em suas habilidades de direção, muito menos nas de outras pessoas.

Ele dirige, mas com relutância e apenas em estradas locais – sem rodovias. Ele sairá de seu caminho para evitar uma ponte ou túnel e apenas vira à esquerda se houver uma seta verde indicada.

Então, em um mundo de velozes e furiosos, como essas quatro pessoas, mais nossa ouvinte Marilyn, podem se sentir seguras e contentes?

Não importa a sua versão do medo de dirigir, a cura será voltar para a estrada. Mas você não precisa ir de zero a sessenta – em vez disso, trabalhe seu caminho de volta lentamente.

Então, vamos voltar ao ensino do motorista, de certa forma – só que sem a acne adolescente ou a professora de ginástica no banco do passageiro.

Etapa 1: planeje uma experiência de direção que não o deixe assustado. O objetivo é dar ao seu cérebro uma experiência de cura – colocá-lo ao volante em uma situação um pouco desafiadora, mas alcançável.

Portanto, se você não dirige há algum tempo, sente-se no carro na garagem – você nem mesmo precisa ligar o motor. Ou dirija por um bairro tranquilo em uma manhã de fim de semana. Ou voltar para o ensino do motorista e dirigir em um estacionamento vazio.

Basta sentar ao volante com alguma capacidade. O que quer que você escolha, faça-o até sentir que seus nervos finalmente começam a se acalmar. Então, no dia seguinte, faça novamente.

Você saberá que terminou quando quiser evitar o carro não porque está com medo, mas porque está entediado demais. Então é hora de passar para a próxima etapa.

Etapa 2: Aumente a aposta – um pouco. Você escolhe para onde vai a partir daqui. Agora você pode personalizar.

Se você é como Nora e sofreu um acidente, pode perguntar por que se colocaria em uma posição em que isso poderia acontecer novamente. Nesse caso, você volta para o volante para separar o passado e o presente. Ao não voltar ao volante, você fica preso ao passado. Coloque algumas experiências seguras, suaves e corretivas entre o passado e o presente e você descobrirá que dirigir fica cada vez mais fácil.

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