Como saber se o mel é puro

como saber se o mel é puro
como saber se o mel é puro

Como você sabe que está comprando mel de verdade? Se você não está comprando diretamente de um apicultor, pode ser difícil decidir entre as diferentes marcas e variedades disponíveis no mercado.

Estima-se que quase três quartos do mel à venda em alguns supermercados, clubes de descontos e varejistas grandes dos Estados Unidos não é realmente mel. É um produto processado que foi despojado de pólen, nutrientes, enzimas e vitaminas. O que resta no frasco é apenas xarope adoçado.

De forma alarmante, alguns fabricantes chegam a adicionar adoçantes artificiais e xarope de milho para baratear o “mel”, diluindo o produto original. Também existe o risco de comprar mel adulterado contendo pesticidas, antibióticos e outros contaminantes importados ilegalmente da China.

Felizmente, existem quatro testes fáceis que podem ser feitos em casa para ter certeza de que o produto que você comprou é realmente mel.

Além disso, certifique-se de ler o rótulo sobre a origem do mel e não onde foi engarrafado – já que produtores inescrupulosos tentam enganar os consumidores alegando que seu mel foi engarrafado no Brasil e não mencionando onde foi originalmente obtido. Como detectar mel falso?

Existem muitos méis maravilhosos de todo o mundo e comprar essas marcas em lojas especializadas e varejistas gourmet online não é um problema. Apenas conheça a fonte e você ficará bem.

Como saber se o mel é puro:

O Teste de Cristalização

Como o mel é feito de néctar, as abelhas o processam e o infundem com enzimas especiais. Uma dessas enzimas, a glicose oxidase, ajuda a remover a água do mel. O resultado desse processo é que o mel natural tem tendência a se cristalizar e ficar mais espesso quando armazenado. O mel artificial não.

O Teste da Água

O mel verdadeiro não se mistura facilmente com a água. Basta colocar uma colher de chá em um copo d’água e você verá que ela se acomoda no fundo do recipiente. Para incorporá-lo ao líquido, o mel verdadeiro precisa ser mexido. O mel falsificado, por outro lado, se dissolve facilmente na água, mesmo sem se misturar.

O Teste de Papel

Coloque algumas gotas da amostra que você está testando em uma toalha de papel ou guardanapo. Se o mel for puro, ele permanecerá sólido e não penetrará. Se o mel estiver impuro, ele molhará o papel e talvez até mesmo o encharcará.

O teste de microondas

Adicione cerca de 2 colheres de sopa de sua amostra a uma tigela própria para micro-ondas e aqueça em alta potência por 45 a 60 segundos. O mel natural caramelizará rapidamente, enquanto o mel artificial se tornará espumoso e borbulhante.

O Teste do Pão

Espalhe sua amostra em uma fatia de pão. Se for mel genuíno, o pão ficará crocante em alguns minutos. Se o mel for falsificado, o pão ficará empapado (devido ao seu diferente teor de umidade).

INSCREVA-SE

Escreva seu email:

Entregue por FeedBurner