Como saber se o ovo esta bom

Como saber se o ovo esta bom? Embora haja uma data estampada na lateral da caixa de ovos, isso nem sempre é uma boa indicação de se os ovos dentro dela são frescos. Algumas datas são quando eles foram embalados (e geralmente escritos em código), enquanto outras são datas de melhor compra.

A Food and Drug Administration e o Egg Safety Council recomendam que os ovos sejam usados ​​quatro a cinco semanas depois de embalados, mas nem sempre sabemos quando isso aconteceu. Além disso, se você remover os ovos da caixa ao retornar do armazém ou comprar ovos frescos de uma fazenda, pode não ter certeza de quantos anos eles têm.

Felizmente, existem três maneiras fáceis de determinar se seus ovos ainda são seguros para comer, e tudo de que você precisa são os seus sentidos, uma tigela e um pouco de água fria. Lembre-se de que, se um ovo for ruim, isso não significa que o resto dos ovos deve ser jogado fora.

O teste de afundamento ou flutuação
Como um experimento científico divertido que você pode ter feito na escola. Mas afinal,como saber se o ovo esta bom não é simples?

Respondemos que sim, nesse teste também pode lhe dizer a idade aproximada do ovo. Você só precisa do ovo, de uma tigela e de água fria. Encha a tigela com água fria o suficiente para cobrir completamente o ovo e, em seguida, coloque o ovo com cuidado na tigela de água.

Seu ovo pode fazer uma de três coisas e cada uma determinará e como saber se o ovo esta bom. Se afundar, virar de lado e ficar lá, é muito fresco. Se o ovo afundar, mas flutuar em um ângulo ou ficar ereto, o ovo é um pouco mais velho (uma semana a duas semanas), mas ainda está bom para comer.

Se o ovo flutuar, é porque está muito velho e deve ser descartado. (Se você está procurando mais um teste direto, dissolva 2 colheres de sopa de sal em 2 xícaras de água fria. Coloque o ovo na água – se afundar, está bom; se flutuar, é porque está muito velho.

A ciência por trás disso é que conforme os ovos envelhecem, a casca se torna mais porosa, permitindo que o ar flua. Quanto mais ar entra pela casca, maior se torna a célula de ar (o bolsão de ar entre a membrana e a casca na extremidade maior do ovo). O saco de ar, quando grande o suficiente, faz o ovo flutuar.

O Teste da Clara de Ovo
Este teste é uma boa escolha se você planeja quebrar o ovo antes de cozinhá-lo ou adicioná- lo a uma boa receita assada. Quebre o ovo em um prato ou outra superfície plana e observe atentamente a consistência da clara do ovo – ela deve ser ligeiramente opaca, não espalhar muito e parecer espessa e um tanto pegajosa. Se estiver aguado, claro e com gotejamento, o ovo perdeu seu frescor. Isso se deve ao fato de que, à medida que os ovos envelhecem, a clara se torna líquida e se decompõe. Você também notará que a gema ficará ligeiramente plana na parte superior, em vez de arredondada.

Cheiro ruim
Freqüentemente, quando há um odor de enxofre – tenha a ver com ovos ou não – ele é descrito como “ovos podres”. Isso ocorre porque os ovos estragados emitem um forte cheiro de enxofre. Se o ovo realmente ultrapassou o seu início, você pode cheirá-lo através da casca; mas se não estiver e você estiver preocupado com o frescor, dê uma cheirada depois de quebrá-lo.

Se deve jogar ou usar
Obviamente, se o seu ovo falhar em qualquer um desses testes, você deve se livrar dele. Mas se o ovo estiver mostrando sinais de idade, mas não estiver pronto para o lixo, você ainda pode usá-lo. Ovos mais velhos são ideais para fervura dura – visto que a câmara de ar é maior, há mais espaço entre a casca e o ovo, tornando-o mais fácil de descascar.

Armazenamento Adequado de Ovos
Os ovos devem ser armazenados na geladeira na caixa em que vieram. A embalagem ajuda a impedir a entrada de odores e sabores de outros alimentos na geladeira e protege os ovos da quebra. Além disso, você pode usar a data estampada na caixa como um guia. Certifique-se de manter os ovos em pé, de forma que a extremidade maior fique voltada para cima; a gema é mais propensa a apodrecer do que a clara, e essa posição mantém a célula de ar no topo, reduzindo as chances de bactérias prejudiciais entrarem na gema. Você também pode congelar ovos para armazenamento mais longo.

Segurança para cozinhar ovos
Como a salmonela e outras bactérias patogênicas estão presentes na maioria dos ovos, é recomendável que você sempre cozinhe os ovos bem passados. A bactéria pode estar dentro da casca, portanto, mesmo que você lave o ovo ou cozinhe-o levemente, poderá adoecer se estiver malpassado. Sempre cozinhe ovos fritos bem passados, cozinhe os ovos mexidos até que estejam a 165 F e cozinhe os ovos cozidos até que estejam completamente firmes. E sempre leve à geladeira os ovos cozidos. Embora seja verdade que a maioria dos ovos não está contaminada, se houver, você pode ficar muito doente.

Quanto tempo devo ferver os ovos?
A técnica descrita abaixo é um modelo básico, mas existem variáveis. Fogões diferentes produzirão mais calor (e, portanto, ferverão a água mais rápido) do que outros, e nem todos os potes têm o mesmo tamanho ou contêm a mesma quantidade de água. Usamos 15 minutos como base, mas seu tempo de cozimento pode variar.

Para esta receita de ovo cozido , você precisará de uma panela grande de fundo grosso com uma tampa bem justa. Você realmente precisa da tampa porque se o calor escapar pelo topo da panela, o cozimento ficará lento.

Deixar os ovos do seu agrado pode exigir um pouco de tentativa e erro de arrancar um ovo alguns minutos antes da marca de 15 minutos para verificar seu cozimento. Depois de determinar o momento exato que funciona para você, continue com ele. O que mais importa é a técnica de deixar os ovos repousarem na panela tampada, fora do fogo – você basicamente está cozinhando os ovos.

Você pode comê-los imediatamente quando estiverem cozidos ou pode refrigerá-los. Ovos cozidos são ótimos sozinhos direto da geladeira com sal e pimenta recém-quebrada.

INSCREVA-SE

Escreva seu email:

Entregue por FeedBurner