Como tirar mancha de caneta da roupa

Se você esqueceu de tirar a caneta do bolso da calça jeans, teve um acidente no escritório ou seu filho decidiu fazer um desenho para você – em sua camisa – manchas de tinta nunca são uma visão bem-vinda.

Felizmente, é possível remover manchas de tinta de roupas usando produtos domésticos comuns. Nunca lave e seque a roupa antes de remover a mancha – a secadora endurece a mancha e a torna muito mais difícil de remover.

Como tirar mancha de caneta da roupa? Você precisará:

  • Equipamentos / Ferramentas
  • Toalhas ou panos limpos e secos
  • Tigela ou banheira rasa
  • Materiais
  • Detergente líquido para roupas
  • Instruções
  • materiais para remover manchas de tinta
  • Antes de você começar

O primeiro passo é determinar o tipo de tinta que causou a mancha. Manchas de tinta à base de água, como de marcadores laváveis, são algumas das mais fáceis de remover. Uma mancha de tinta permanente (incluindo as da maioria dos marcadores e marcadores permanentes) pode ser um desafio maior, mas a tinta esferográfica responde bem à maioria dos métodos.

Dica
Manchas de tinta recente são mais fáceis de remover do que as secas. Se você tiver sorte o suficiente para detectar uma mancha de tinta antes que ela seque, cubra a mancha com sal, passe suavemente uma toalha de papel úmida e escove o sal.

Seque a mancha
Coloque a roupa manchada em cima de uma toalha ou pano limpo e seco

Enquanto você seca, a mancha começa a se transferir para o pano de limpeza.

Adicione Detergente ao Local
Aplique uma pequena quantidade de detergente líquido na mancha de tinta e deixe o tecido descansar por três a cinco minutos.

Lave a roupa em água quente
Lave normalmente, com a água mais quente recomendada para o tipo de tecido. Antes de secar, certifique-se de que toda a mancha foi removida. Se algum vestígio da área manchada permanecer, repita as etapas de limpeza.

Remova manchas de tinta permanente de roupas
O álcool isopropílico costuma ser eficaz em manchas de tinta permanentes. O líquido pode não remover a mancha completamente (é chamado de “tinta permanente” por um motivo), mas ajudará pelo menos a esmaecer a marca.

Se o tecido puder ser branqueado, você terá uma chance melhor de remover a mancha completamente.

O que você precisará
Suprimentos: Álcool isopropílico
Detergente líquido para roupas
Água sanitária à base de oxigênio (opcional)

Ferramentas
Toalha branca limpa
materiais para remover manchas de tinta permanentes

Teste o tecido
Pegue uma toalha branca limpa e coloque o item manchado por cima. Teste o álcool em uma costura oculta do tecido. Se o item não parecer danificado, vá para a próxima etapa.

Seque a mancha com álcool isopropílico
Use uma toalha de papel ou pano limpo para esfregar o álcool na mancha. Isso diluirá a mancha e tornará mais fácil removê-la na lavagem. A toalha embaixo pode ficar úmida e descolorir com a perda de tinta – se isso acontecer, mova a roupa para uma seção limpa e seca da toalha para evitar que a área reabsorva a tinta removida.

Continue esse processo até que não haja mais tinta para remover. Enxágue a área manchada completamente livre do álcool isopropílico; podem ser necessários vários enxágues.

Se você estiver tentando remover a tinta de uma caneta esferográfica, depois de usar o álcool para esfregar, aplique detergente líquido para roupas na área e deixe descansar por três a cinco minutos.

Verifique o tecido e lave a roupa
Se a mancha sumir, lave sua roupa em um ciclo regular usando a água mais quente que seja segura para o tecido. Se a mancha permanecer, misture uma solução de alvejante à base de oxigênio e água fria. Siga as instruções da embalagem para saber quanto produto usar por galão de água.

Mergulhe completamente a roupa e deixe-a de molho por pelo menos oito horas. Se a mancha persistir, misture uma solução nova e repita. Lembre-se de verificar se a mancha foi totalmente removida antes de secar a roupa.

INSCREVA-SE

Escreva seu email:

Entregue por FeedBurner